segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Nascimento


20 de dezembro de 2002 às 16:53hs.
Dia do nascimento do Eduardo, meu filho mais velho, hoje com sete anos.
Foi precisamente neste dia que minhas idéias a respeito de educação começaram a mudar radicalmente. Aos 32 anos, formada em psicologia e atendendo crianças e orientando pais já há algum tempo, me vi reformulando conceitos e vivenciando o "outro lado da moeda".
Ser educador é um desafio constante, seja em casa, na escola, em instituições, com crianças, jovens, adultos ou idosos. Educar requer paciência, afeto, conhecimento, sensibilidade, disponibilidade, flexibilidade e tantos outros adjetivos que fariam desta lista algo interminável.
Nós, adultos, temos a pretensão de preparar as crianças para enfrentar o mundo e é a isso que chamamos educação. Quando, na realidade, a criança nos apresenta o seu mundo e traz de volta nossa alma perdida na "realidade" que tanto valorizamos.
A educação, como eu a entendo, é uma via de mão dupla, ensinamos e aprendemos concomitantemente, mas para tanto é preciso um quantum de humildade pra receber a lição.
Minha proposta é que façamos juntos uma viagem, sem medo, discutindo idéias, contando fatos, vivências, transcrevendo ou criando textos, imagens, sons que nos levem a descobrir novos caminhos na educação e na vida. Recriar o olhar do adulto através do olhar da criança e trocar idéias, renascendo para a nossa maneira de ver o mundo.

Um comentário:

Deixe a criança falar.